Wikisource:Esplanada/Situação dos administradores

Wikisource, a biblioteca livre

Atualmente temos oito admins, mas consultando este link, é possível ver que no último ano cinco deles não fizeram nenhuma ação administrativa e nenhuma ou poucas edições. É como diz a frase: "Sysop access is not a lifetime status. Get it if you need it, keep it if people trust you and you use it. Quit it if you do not need it. Lose it if people feel they cannot trust you, or you don't use it." Na Wikipédia e no Wikcionário, além do Meta, e outros; já há a desnomeação por inatividade. Será necessário mantermos admins totalmente inativos? --Lucas Nunes msg 13h30min de 10 de Fevereiro de 2011 (UTC)

Eu concordo com você, embora esse assunto possa ser delicado e nem sempre agradável. Como o nosso projeto é menor e menos burocrático (sem a necessidade de uma discussão extensa, votação, perguntas e respostas) não vejo motivos para não fazer a desnomeação automática; uma simples solicitação e pode-se restaurar o estatuto. Como a maior parte dos problemas que aparecem por aqui podem ser resolvidos rapidamente, creio que o ideal seria a desnomeação por inatividade de edições efetivas (seja elas edições normais, eliminações ou movimentos) e não só por inatividade do uso das ferramentas de administração, o que seria suficiente para caracterizar um afastamento (mesmo que temporário) do projeto. Esse tempo seria de 1 ano? Penso que 6 meses seria pouco. Além disso, evitaria a necessidade do administrador ter que solicitar licença para se ausentar do projeto (como é/ou deveria ser feito na wikipédia). Giro720 msg 03h14min de 13 de Fevereiro de 2011 (UTC)
Concordo com os dois. Foi feito algo assim no Wikilivros recentemente, com as contas de admin que estavam inativas há mais de 2 anos. Helder 19h29min de 18 de Fevereiro de 2011 (UTC)

Vistos os comentários, faço uma proposta bem simples: serão desnomeados os administradores que ficarem mais de um ano inativos (caracteriza-se por inatividade: nenhuma edição nem ação administrativa anual). Nem são critérios rígidos, apenas exigindo uma participação mínima dos sysops. Concordam com esses números? --Lucas Nunes msg 13h32min de 21 de Março de 2011 (UTC)

Um ano parece ser um bom prazo. Helder 23h15min de 27 de Março de 2011 (UTC)
Ok. Giro720 msg 03h11min de 28 de Março de 2011 (UTC)
Done Feito. Já vou encaminhar os pedidos ao meta. --Lucas Nunes msg 23h08min de 28 de Março de 2011 (UTC)