Page:Admiral Phillip.djvu/300

From Wikisource
Jump to navigation Jump to search
This page has been validated.
274
APPENDIX

que commandam Nau de Linha tern para mesa $6400 reis por dia, em razão de ser maior o numero de officiaes a quern dão de comer; os que andam em Fragata tem $4800 reis em razão de ser menor o dito numero; e além d'isto cada official dos que comem á mesa, tem ração do porão que recebe o capitão de mar e guerra.

Todo o capitão de mar e guerra deve embarcar em nau de linha ou em fragata, como lhe fôr determinado, sem lhe ser permittido fazer sobre estã materia, nem outra alguma que respeite ao Real serviço, a menor duvida ou difficuldade.

É preciso que V. Sa informe igualmente a Mr Hervey e Mr Phillips que no serviço de Portugal muito frequentemente embarcam na mesma nau primeiro e segundo capitão de mar e guerra, e quando isto succede, o mais antigo é sempre o que commanda: de sorte que um capitão de mar e guerra deve sempre estar prompto a embarcar ou seja em nau de linha ou em fragata, e em qualquer d'ellas ou por primeiro ou por segundo, conforme a antiguidade da sua patente.

Pode haver outros usos e costumes que presentemente me não lembram; mas a todos elles se deve sujeitar o official que entra n'este Serviço; sem que de alguma sorte pretenda que se altere com elle o que se não pratica com os outros.

Deos Guarde a V. Sa. Em 25 de Novembro de 1774.

Martinho de Mello e Castro.