Page:First Voyage Round the World.djvu/350

From Wikisource
Jump to navigation Jump to search
This page has been validated.
vi
APPENDIX.

entā me pareçia q̃ seu coraçā estava na vrdade do que compria a sua honnra e conçyençia, o q̃ se falou foy tanto q̃ se nō pode esc̄ver.

a q̃i sor me começou a dar synall dizendo que lhe dissese mais que ysto nō vinha de my e que se v. alteza mo mandava q̃ lho dissese e a mce q̃ lhe faria, eu lhe disse q̃ eu nō era de tantas toneladas ᵱ q̃ v. alteza me metese em tall acto mas eu como outas mtas vezes lho dezia aquy me qis honrrar dizendo q̃ se o q̃ eu começey com ele levara avante sem antrevir outas pas q’ vosa alteza fora svido mas q’ no[1] Ribeiro lhe disera hūa cousa e q’ n̄o fora nada e Joam mendez outra q’ nō atara e diseme a merçee q’ lhe prometian da ᵱte de vosa alteza, aqi ouve grande amiserarse e diz’ que bem sentia tudo mas que nō sabia cousa ᵱa que cō rrezam deixase hūu Rey que tanta mce lhe avia feito. e eu lhe disse q’ por faz’ o que devia e nō ᵱder sua honrra e a mce q’ vosa alteza lhe faria que seria mais çerta e cō mais verdadeira onrra. E que pesasse ele se a vinda de purtugall q’ fora por çem rrēs mais ou menos de morida q’ v. alteza lhe deixara de dar por nō quebrar sua ordenança, com virem dous rregm'os contrarios ao seu, e ao q’ ele capitolou cō el Rey dō carlos, e veria se este desprezo pessa mais ᵱa se hyr e fazr o que deve se vyr se por o q’ se veeo.

fez grande admiraçā de eu tall sabr̃ e aquy me disse a verdade e como o correo era ᵱrtido q’ eu ja tudo sabia. E me disse que certo nō aberia cousa por q’ elle desse cō

  1. Nuno.